29. mar, 2017

Você é instrutor de Pilates /Fisioterapeuta ou Fisioterapeuta com formação no Método Pilates?

Muito tenho ouvido colegas questionarem a respeito da aplicação do Método Pilates pela Fisioterapia.
Será que as resoluções publicadas pela autarquia da Fisioterapia não servem para nada?
Precisamos a cada dia fortalecer nossa categoria, mesmo não concordando, temos que seguir o que determina o Conselho. Somos uma profissão regulamentada por Lei! (http://www.coffito.org.br/…/fisioterapia/regulamentacao.html ) A ordem, a ética (http://www.coffito.org.br/…/fisioterap…/codigo-de-etica.html) , a valorização e o corporativismo devem ser fortalecidos a cada dia. Para tal fato precisamos seguir as recomendações e as regulamentações.
Quando atuamos com objetivos de condicionamento físico (atividade física) estamos invadindo uma outra categoria: A DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Não concordam? 
Como realizarmos nossos atendimentos em pessoas sadias, sem patologias e disfunção? Tudo parte do comportamento que iremos realizar frente esses clientes. O fisioterapeuta sim esta apto a atuar na prevenção de lesões! Você já parou para pensar o que é prevenção de lesões? Será que os exercícios circenses do Pilates são para prevenção de lesão? Você elege seus exercícios após um raciocínio Cinético-funcional e morfotipologico?
Em 10 anos atuando com o Método verifiquei que muitos clientes que nos procuram para a prática os fazem porque somos Fisioterapeutas. Somos fisioterapeutas e precisamos atuar como FISIOTERAPEUTAS! O atendimento pode estar dando certo? Sim, pode. Porém a forma como tratamos os praticantes do Método acaba interferindo na forma como pensam em relação a nossa categoria. Ser chamado de professor de pilates, dar aula de pilates entre outros acaba caracterizando a atuação do Professor de Educação Física. O mesmo falo para quando atuamos no treinamento funcional! As recomendações da autarquia são justamente para isso! (http://www.coffito.org.br/…/465-resolucao-n-386-2011-dispoe…)
O Método Pilates atualmente vem sofrendo muitos estudos ao qual conflitam a respeito da eficácia dos princípios em muitas indicações: atuações na melhora da lombalgia crônica, na melhora do padrão postural são alguns dos conflitos dos estudos. Sabemos que na melhora da qualidade de vida ele é muito bem indicado! Enfim, o Pilates é FISIOTERAPIA e esta relacionado em nosso Referencial de procedimentos Fisioterapêuticos (http://www.coffito.org.br/…/referencial-nacional-procedimen… )
Vamos começar a refletir a respeito! Vamos começar a estudar um pouco mais nossas resoluções! Vamos começar a estudar mais por artigos científicos para termos embasamento científico na clínica! Vamos começar a respeitar mais a FISIOTERAPIA! O estudo é diário e para sempre em nossa profissão!
#ficaadica #fisioterapiaacimadetudo
Dr. Leonardo Brito